
- Nº 1756 (2007/07/26)
Pela integração na <em>Lisnave</em>
Trabalhadores
Representantes dos trabalhadores da Gestnave e da Erecta concluem amanhã uma semana de luta e esclarecimento da população. Desde dia 20, têm estado junto do Pavilhão Atlântico, onde funcionam as instalações permanentes da presidência portuguesa da UE e onde, naquela data, reuniram os ministros da Economia dos 27 estados-membros. Domingo à noite, o protesto deslocou-se para junto do Casino Lisboa. Amanhã, ao início da tarde, será apresentado aos jornalistas um balanço da luta travada durante este ano e as perspectivas para os próximos tempos.
Os trabalhadores continuam a exigir a sua integração nos quadros da Lisnave, tal como prevê o protocolo de acordo que o Estado português e o dono do estaleiro assinou em 1997, no quadro de uma «reestruturação» da indústria naval na Península de Setúbal. A favor da integração, remetem igualmente para o Código do Trabalho, em vigor.
Com vista a encontrar uma solução, pretendem que o Governo promova reuniões quadripartidas, com representantes dos ministérios da Economia e das Finanças, das administrações da Lisnave e da Gestnave, e dos trabalhadores da Gestnave e Erecta.
Durante esta acção, Francisco Lopes, dirigente e deputado do PCP, manifestou a solidariedade do Partido à luta dos trabalhadores.